domingo, 30 de agosto de 2009

KAOMA - LAMBADA.

A lambada dança teve sua origem a partir de uma mudança do carimbó que passou a ser dançado por duplas abraçadas ao invés de duplas soltas. Assim como o forró, a lambada tem na polca sua referência principal para o passo básico, somando-se o balão apagado, o pião e outras figuras do maxixe. O estilo de dançar chegou em Porto Seguro e ali se desenvolveu. Boas referências foram a Lambada Boca da Barra, em Porto, e o Jatobar no Arraial d'Ajuda, onde desde o início também zouks (lambadas francesas) serviram para embalar os lambadeiros.

Tudo isso aconteceu na época do apogeu do carnalval baiano, que ditava uma moda atrás da outra, e numa delas, apresentou a lambada ao Brasil. Essa segunda fase da dança durou apenas uma temporada e foi um pouco mais abrangente que a primeira, que só havia chegado até o nordeste. Até esse ponto a lambada tinha como principal característica os casais abraçados. Era uma exigência tão forte que, quando da realização de alguns concursos, aqueles que se separassem eram desclassificados.

No exterior e aqui, a lambada torna-se um grande sucesso e em pouco tempo estava presente em filmes e praticamente todos os programas de auditório aparecendo até em novelas. É a hora dos grandes concursos e shows. A necessidade do espetáculo faz com que os dançarinos criem coreografias cada vez mais ousadas, com giros e acrobacias.

Depois de algum tempo, a música lambada entra em crise e pára de ser gravada. Em seu lugar o que mais se assemelhou ao estilo dançante foi o zouk. Esta passa a ser dançada com um andamento mais lento, com mais tempo e pausas que praticamente não existiam na música lambada, permitindo explorar ao máximo a sensualidade, plasticidade e beleza da nossa criação. Os movimentos ficaram mais suaves e continuam fluindo, modificando-se à medida que ela incorpora e troca com outras modalidades. Contribuem ainda as diversas pesquisas, até fora da dança de salão, como por exemplo, as de contato e improvisação. Hoje a relação com o parceiro volta a ganhar valor, as acrobacias ficam praticamente exclusivas para os palcos e os locais para dançar reabrem em diversos estados.

Mesmo não tendo por parte de alguns o devido reconhecimento, a lambada mostrou-se um grande incremento profissional e professores de lambada estão em diversos pontos do planeta e ainda que a chamem de zouk, muitos viveram e vivem dela até hoje

Kaoma foi um grupo musical franco-brasileiro que mais bem representou a lambada, lançou com êxito o estilo musical na Europa e a vocalista Loalwa Braz continuou sua carreira solo com o álbum Recomeçar em 2003. Nascida em 1937 a cantora vive em Paris desde 1985.
As músicas mais tocadas foram: Lambada, Dançando Lambada, Mélodie d'amour, Danca Tago Mago, Moco de dende e Lambamor.

CHORANDO SE FOI.


DANÇANDO LAMBADA.


LAMBAMOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário