sexta-feira, 13 de julho de 2012

MAMONAS ASSASSINAS.

Mamonas Assassinas foi uma banda brasileira que fez sucesso de julho de 1995 a março de 1996.
Os cinco rapazes que a cumpunham eram: Dinho (Alecsander Alves - vocalista), Bento Hinoto (Alberto Hinoto - Guitarra e violão), Samuel (Samuel Reis de Oliveira - baixo), Sérgio Reoli (Sérgio Reis de Oliveira - bateria) e Júlio Rasec (Júlio Cesar - teclados, backing vocals e vocais).
No entanto, os rapazes já se conheciam e tocavam desde 1989.
Sérgio, Samuel e Bento formaram o grupo Utopia e se inspiravam em bandas como Ultraje a Rigro, Legião Urbana e Titâs entre outros.
Em um show, em Julho de 1990 o público pediu para tocarem uma música dos Guns N'Roses e como não sabiam a letra, pediram para um espectador ajudá-los. Alecsander Alves, o Dinho voluntariou-se para cantar e provocou grandes risadas da platéia, com sua performance escrachada, garantindo o posto de vocalista da banda. Através dele, entrou o quinto integrante da banda, o tecladista Júlio.
O Utopia passou a apresentar-se na periferia de São e lançou um disco que vendeu menos de 100 cópias. Aos poucos, os integrantes começaram a perceber que as palhaçadas e músicas de paródia que faziam nos ensaios para se divertirem eram mais bem recebidas pelo público do que os covers e as músicas sérias. Começaram introduzindo devagar nos shows algumas paródias musicais, com receio da aceitação do público, mas eles perceberam que o público aceitava muito bem as músicas escrachadas, foi a chave para o sucesso da banda.
Em 1992, quando tentaram tocar no Estádio Paschoal Thomeo (conhecido como Thomeozão), em Guarulhos, foram expulsos pelo dirigente do mesmo alegando que a banda nunca iria fazer sucesso devido ao nome (Utopia).
Através de um show em uma boate em Guarulhos (SP), conheceram o produtor Rick Bonadio (mesmo empresário da banda Charlie Brown Jr).
Gravaram duas músicas, Pelados em Santos e Robocop Gay e decidiram, então, mudar o perfil e o nome da banda que passou a ser chamada de Mamonas Assassinas.
Enviaram, então, uma fita demo com as músicas Pelados em Santos, Robocop Gay e Jumento Celestino para 3 gravadoras, entre elas a Sony Music e a EMI e o filho do diretor artístico da EMI, João Augusto Soares, insistiu na contratação, já que era amigo pessoal dos garotos e após assistir uma apresentação do grupo em 28 de abril de 1995, João Augusto resolveu assinar contrato com os Mamonas.
Após se apresentarem em programas de tv, como o Domingão do Faustão, Xuxa Park, Jô Soares e Domingo Legal, o grupo viajou todo o país com, em média, 8 shows por semana e o cachê da banda tornou-se um dos mais caros na época, entre R$50.000,00 e R$70.000,00. A gravadora EMI faturou cerca de 80 milhões vendendo uma média de 50 mil cópias de discos por dia.
O quinteto gostava de usar roupas extravagantes, a maioria delas era fantasia de super heróis, como He-Man, Batman, Robin, Chapolin e ainda fantasias de coelho, presidiário ou quase nada de roupa. Em algumas ocasiões os rapazes entraram no palco só de cuecas com um disco de vinil enroscado na frente e nos shows, Dinho, passava parte da apresentação usando apenas uma sunga.
Em Janeiro de 1996, já como Mamonas, os cinco rapazes voltaram ao Estádio Thomeo em Guarulhos, lotando o espaço.
No dia 1º de março de 1996 uma aeronave foi fretada para transportar o grupo até o Estádio Mané Garrincha em Brasilia decolou em Caxias do Sul (RS) e pousou na cidade de Piracibava (SP), para no dia seguinte, 2 de março, seguir  de Piracicaba, às 07h10, com destino a Guarulhos, onde pousou às 7h36.
A tripulação permaneceu nas instalações do aeroporto, onde, às 11h02, apresentou um plano de voo para Brasilia, saíram às 16h41, com 1h41 de atraso do que estava previsto. Pousaram na capital do país às 17h52 e no mesmo dia, às 21h58, regressaram à Guarulhos, mas na descida para o pouso a aeronave apresentou tendência de deriva à esquerda, uma manobra diferente do procedimento seguro, que obrigou o Controle de São Paulo (APP-SP) a determinar novos comandos.
Em contato com a torre, a aeronave informou que estava em condições visuais e foi orientada a retornar ao contato com o APP-SP para coordenação do seu tráfego com outros dois tráfegos em aproximação, no entanto chocou-se com Serra da Cantareira em uma altura que corresponde a 3.300 pés (1006 metros). Em consequência do impacto, a aeronave foi destruída e todos os ocupantes faleceram no local.
Com um único álbum de estúdio (Mamonas Assassinas) lançado em junho de 1995, o grupo acarretou a venda de mais de 3 milhões de cópias no Brasil sendo certificado com Disco de Diamante. O logotipo da banda era uma inversão da logomarca da Volkswagen, colocada de cabeça para baixo, formando assim um M e um A de "Mamonas Assassinas". Um veículo da empresa alemã é citado na canção "Pelados em Santos" - a Brasília, e na canção "Lá vem o Alemão" - a Kombi.
O grupo preparava-se para uma carreira internacional com partida agendada para Portugal e com uma versão em espanhol da música Pelados em Santos (Desnudos em Cancun).

 PELADOS EM SANTOS.


 VIRA-VIRA.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário