sexta-feira, 14 de agosto de 2015

CASTELO RÁ-TIM-BUM.

Castelo Rá-Tim-Bum é uma série de televisão brasileira infanto-juvenil e educativa produzida e exibida pela TV Cultura em parceria com a Fiesp.
Foi exibido originalmente entre 9 de maio de 1994 e 24 de dezembro de 1997, totalizando 90 episódios e mais 1 especial.
Criado pelo dramaturgo Flávio de Souza e pelo diretor Cao Hamburger. É considerado um dos melhores produtos audiovisuais da história da televisão brasileira. Teve roteiros de Dionisio Jacob (Tacus), Cláudia Dalla Verde, Bosco Brasil, Anna Muylaert, bonecos de Jésus Sêda, entre outros.
O castelo que fica em uma cidade perto de São Paulo é a casa de Nino, um garoto de 300 anos que vive com seu tio, o Dr. Victor, um feiticeiro e cientista, e com sua tia-avó Morgana, uma feiticeira de 6.000 anos de idade.
Residem no castelo, ainda, a cobra Celeste que vive em uma árvore no centro do castelo, o Gato Pintado que mora na biblioteca, o Mau que habita os encanamentos do castelo e seu parceiro, o Godofredo, que parece uma ratazana. E também as fadas Lana e Lara que moram no lustre do castelo, e o João de Barro e as Patativas, três passarinhos que moram juntos num ninho de joão-de-barro num galho alto da árvore da Celeste.
Com esses personagens e mais alguns bonecos, o programa tem vários quadros didáticos ao longo de cada episódio.

Aprendiz de feiticeiro, Nino nunca frequentou uma escola, por causa da idade nada comum de 300 anos. Seus pais o deixaram morando com Victor e Morgana, porque precisavam viajar numa expedição no espaço sideral, levando seus dois irmãos mais novos. Apesar de ter amigos animais e sobrenaturais no Castelo, Nino, sentindo falta de amigos como ele, resolveu fazer um feitiço que aprendeu com seu tio Victor, e acabou trazendo para o Castelo, três crianças que tinham acabado de sair da escola Pedro, Zequinha e Biba.
Livre da solidão, Nino passou a receber a visita dos três diariamente, além das visitas especiais de um velho amigo seu, o entregador de pizza Bongô; da charmosa repórter de TV, Penélope; da lenda folclórica Caipora; e de um ET, o Etevaldo. Para preencher o lado maligno da história, está o Dr. Abobrinha, um especulador imobiliário que deseja derrubar o Castelo e construir em seu lugar um prédio de cem andares.

Em 1999, foi lançado Castelo Rá-Tim-Bum, o filme, com direção de Cao Hamburger. O longa é vagamente baseado na série de televisão, sem nenhuma continuidade de enredo, com a adição de novos personagens. Os quadros educativos foram deixados de lado em favor da narrativa.

PRIMEIRO EPISÓDIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário