sexta-feira, 22 de abril de 2016

REDE GLOBO.

Rede Globo é uma rede de televisão que estreou no dia 26 de abril de 1965. A primeira transmissão aconteceu às 10h45 com o programa infantil Uni Duni Tê.
Com sede no Rio de Janeiro, a emissora foi inaugurada pelo jornalista Roberto Marinho sob forte influência do comunicador Assis Chatobriant. Globo coleciona sucessos e polêmicas, hoje é a segunda maior TV do mundo ficando atrás somente da ABC (American Broadcasting Company), mas nem sempre foi assim.
Assis Chatobriant era o dono da TV Tupi, o homem responsável por trazer a TV ao Brasil, que ao saber da intenção de o governo ceder uma concessão para a Rádio Nacional, com medo de perder audiência, já que a Nacional era a maior rádio na época, usou de suas influências para que a concessão fosse cedida para a rádio Globo, a quem julgava ser incapaz de lhe incomodar.
E de fato, os primeiros oito meses da TV Globo foram um fracasso até o Rio de Janeiro sofrer uma das suas piores inundações, em janeiro de 1966. A cobertura da tragédia feita ao vivo pela TV Globo foi um marco na história da emissora, que fez sua primeira campanha comunitária, centralizando a arrecadação de doações em dois de seus estúdios.

O primeiro logotipo foi criado por Aloísio Magalhães em 1965, era uma rosa-dos-ventos, cujas pontas lembram o número quatro, número da emissora no Rio de Janeiro. Em 1966 ele foi substituído por um círculo com três linhas geográficas, que fazem alusão a um "globo", e foi utilizado até 1975. 
Em 1975 o designer austríaco Hans Donner desenhou num guardanapo de papel o atual logotipo, composto de uma esfera com um retângulo de cantos arredondados e extremidades desiguais e dentro desse retângulo, assenta-se uma pequena esfera de tamanho médio. Segundo Donner, a esfera representa o mundo, e o retângulo, uma tela de televisão que exibe o próprio mundo.

As novelas que são a identidade da emissora estrearam em 1965, a primeira foi exibida no horário das 20h, O Ébrio, de José Castellar, depois, ainda em 1965, foi lançado o horário das 19h, com Rosinha do Sobrado, e o horário das 18h aconteceu mais tarde, em 1971, com Meu Pedacinho de Chão, de Benedito Ruy Barbosa.
O Jornal Nacional, primeiro telejornal em rede nacional, entrou no ar em 1° de setembro de 1969.
Em 1976, a emissora exportou suas primeiras telenovelas. Em 1977, toda a programação da emissora passou a ser em cores, antes restrita a telenovelas e telejornais. Em 1990, desde o fim da Rede Tupi, Globo enfrentou, pela primeira vez concorrência na teledramaturgia com o sucesso da telenovela Pantanal da Rede Manchete, quando exibia Rainha da Sucata. Em resposta, produziu ás pressas a minissérie Riacho Doce.
Na época, A Globo anunciava com orgulho que a cada 10 televisores ligados, 7 estavam na Globo e, ainda, que cerca de 80% de sua programação era nacional.
Foi na década de 1990 que a Globo inaugurou o seu complexo de produções, PROJAC, o maior da América Latina, onde produz suas telenovelas e boa parte de suas produções. Com o intuito de sempre se manter líder, nunca mediu esforços para conquistar artistas de sucesso de suas concorrentes, foi assim com Chacrinha, Faustão e Xuxa entre outros.
Porém, desde o início dos anos 2000 a Globo registra constantes quedas em sua programação. O aumento da renda provocou mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros no que diz respeito à televisão. 

A Globo tem, indiscutivelmente, muita qualidade em sua programação, no entanto, não mede esforços e consequências para manter o seu padrão. A jornalista Mariana Godoy , depois de sair da empresa, disse em entrevista que todos as notícias da emissora são escritas por Ali Kamel e que os profissionais da casa apenas leem o texto. Com um falso imparcialismo, a Globo manipula opiniões a respeito dos políticos e economia no país. No final dos anos 1980 o debate entre os candidatos a presidência, Collor e Lula, foi editado favorecendo Collor.

Antes ainda de sua estreia, em 1962, um acordo assinado entre a Time-Life e o Grupo Globo proporcionou a Roberto Marinho o acesso a um capital de trezentos milhões de cruzeiros (seis milhões de dólares, segundo o documentário Beyond Citizen Kane), que lhe garantiu recursos para comprar equipamentos e infraestrutura para a emissora. A TV Tupi, à época a maior emissora do país, havia sido montada com um capital de trezentos mil dólares. O acordo foi questionado em 1965 por deputados federais na CPI da TV Globo, pois seria ilegal segundo o artigo 160 da Constituição da época, que proibia a participação de capital estrangeiro na gestão ou propriedade de empresas de comunicação. Em julho de 1971 Marinho resolveu encerrar o contrato, ressarcindo o grupo através de empréstimos tomados em bancos nacionais.
A Rede Globo está ligada ao apoio dado à ditadura militar e a censura nos noticiários da emissora dos movimentos pró-democracia.
No final da década de 1990, devido a criação do canal por assinatura Globo Sat, o Grupo Globo enfrentou diversos problemas financeiros que teriam sido aliviados pelo Estado apesar de se tratar de uma empresa privada. Durante o período, a emissora utilizou sua influência entre os políticos para conseguir mudar um artigo da Constituição Federal para permitir a entrada de 30% de capital estrangeiro nas empresas de mídia.
Voltou novamente a ser alvo de críticas pela cobertura tendenciosa das eleições de 2006 e 2010. Entre 2010 e 2012, o conglomerado foi notificado 776 vezes por sonegação fiscal. A maior parte das autuações envolve a apreensão de equipamentos, sem o recolhimento de impostos, no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Ainda segundo a Receita, a empresa praticou fraude contábil ao negociar um perdão de R$ 158 milhões em dívidas com o banco JP Morgan em 2005. A emissora, multada em R$ 730 milhões, contesta a cobrança, mas foi derrotada em uma das instâncias do Ministério da Fazenda, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, em setembro de 2013.
Nem mesmo a campanha filantrópica Criança Esperança, promovida em parceira com a UNESCO, se viu livre de críticas. Um documento datado de 15 de setembro de 2006, liberado pelo site WikiLeaks em 2013, cita que a Rede Globo repassou à UNESCO apenas 10% do valor arrecadado desde 1986. A emissora afirmou "desconhecer" essa informação.
Em 2016, jornalistas holandeses do jornal diário, Trouw, demonstraram que a TV Globo foi mencionada "várias vezes" em uma investigação de lavagem de dinheiro do banco De Nederlandsche, que divulgou que a Globo, durante anos, fez muitas "transações financeiras irregulares" usando paraísos fiscais, supostamente com a finalidade de pagar os direitos de transmissão da Copa Libertadores.

DOCUMENTÁRIO - ALÉM DO CIDADÃO KANE.

CARTA DE RESPOSTA DE LEONEL BRIZOLA, QUE A GLOBO FOI OBRIGADA A DIVULGAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário