A Manchete surgiu em abril de 1952 e atingiu rápido sucesso. Em poucas semanas chegou a ser a revista semanal de circulação nacional mais vendida do país, destituindo a renomada e até então hegemônica, O Cruzeiro.
Criada por Adolpho Bloch a revista deu nome à emissora de televisão, a Rede Manchete, que surgiu na década de 1980.
Empregando uma concepção moderna, a revista tinha como fonte de inspiração a ilustrada parisiense Paris Match e utilizava como principal forma de linguagem o fotojornalismo.
Em seu auge a equipe de jornalistas e colaboradores tinha nomes como Carlos Drummond de Andrade, Rubem Braga, Manuel Bandeira, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino, David Nasser e Nelson Rodrigues, entre outros. O fotógrafo e cinegrafista francês Jean Manzon era o responsável pelas principais imagens da revista.
Na década de 1980, Xuxa e Luiza Brunet dividiam a capa da revista e apesar de revelarem ter se tornado grandes amigas, na época eram tidas como rivais, embora vezes ou outra ambas dividiam a mesma capa. Outra personalidade que aparecia com frequência era Roberta Close.
Muitas vezes a revista apelava para o erotismo em suas capas.
Com o sucesso da programação da emissora Manchete, a revista tinha grande variedade e mostrava cenas e atores de novelas como Pantanal, ou de programas e artistas como Angélica que apresentava o Clube da Criança.
Como outros títulos da Bloch Editores, foi comprada pelo empresário Marcos Dvoskin e relançada em 2002, pela Editora Manchete. No entanto, deixou de ter periodicidade semanal e passou a ser editada apenas em edições especiais sem periodicidade fixa, como os especiais de Carnaval.
Com a falência de Bloch Editores, a revista deixou de circular no ano 2000. Foi relançada mais tarde, com outros donos, de maneira esporádica.
LUIZA BRUNET.
ROBERTA CLOSE.
XUXA.
XUXA E LUIZA BRUNET.
COMERCIAL DE ASSINATURA DA REVISTA.
COMERCIAL REVISTA MANCHETE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário