sexta-feira, 15 de outubro de 2010

BOZO.

O palhaço Bozo Láah (no Brasil, com nome completo, ficou "Bozo Bozoca Nariz de Pipoca") é um personagem criado nos EUA em 1946 por Alan Livingston que produziu um álbum de discos de histórias infantis e livros ilustrativos. O dublador original do Pateta, P. Colvig, foi quem fez a voz do personagem nas gravações.
Em 1949, o Bozo começa sua carreira na televisão. Larry Harmon foi um dos primeiros a interpretar o personagem na TV, comprou seus direitos e o transformou em uma franquia. Ele deu ao palhaço uma personalidade engraçada e junto com estilistas de Hollywood inventou um cabelo espetado para o personagem.
Nesta época Bozo fez muito sucesso na televisão americana e Larry Harmon chegou a treinar mais de 200 atores para interpretá-lo em diferentes canais locais que exibiam Bozo nos EUA. Outro ator que interpretou o personagem nos Estados Unidos foi Bob Bell, por 25 anos. Quando o palhaço era interpretado por Willard Scott, o seu programa fazia merchandising para a lanchonete McDonald's e só mais tarde o McDonald´s criou seu próprio personagem, o Ronald McDonald, no entanto, Willard Scott (que era o Bozo) passou a interpretá-lo.
O programa do palhaço Bozo chegou a ser produzido em mais de 240 estações de TV em 40  países, entre eles, o Brasil, onde tornou-se muito popular, sendo exibido pela TV Record (de 1980 a 1981) e pelo SBT (de 1981 a 1991).
O comediante Wandeko Pipoca foi escolhido por Lary Harmon, o dono da franquia, para ser o primeiro Bozo brasileiro.
Com o sucesso do personagem, outros atores, como Oliver Mark, Manoel Duarte, Luis Ricardo, Caio Machado, Diego Três, André Peixe, Charle Myara, Marcos Pajé, Edílson Oliveira da Silva e Arlindo Barreto, foram contratados para o papel no programa que ia ao ar nas manhãs e tardes da emissora.
Outros palhaços interpretaram Bozo em shows pelo país.
Personagens adicionais foram criados no programa, como o Papai Papudo (Gibe), Vovó Mafalda (Valentino Guzzo), Kuki (Roni Cócegas) e Slci Fufu, este último vivido por Pedro de Lara.
O programa conta ainda com os fantoches Maroca (Leda Figueiró), Zaira Zordan (Candinha), Fábio Vilalonga (Zico), Lúcio Esper (Zecão) e outros.
O programa Bozo terminou em 1991 com a morte de Décio Roberto, o último ator a encarnar Bozo no Brasil.
Com a extinção do programa, Arlindo Barreto passou por problemas derivados do uso de  drogas ilícitas. Depois, tornou-se pastor.
No dia 14 de Março de 2009, faleceu Alan Livingston, criador do palhaço, aos 91 anos e em julho de 2008, faleceu Larry Harmon aos 83 anos.

SOBRE O BOZO.


COMPACTO SOBRE O PROGRAMA DO BOZO.

ABERTURA DO PROGRAMA.

Nenhum comentário: