sexta-feira, 15 de novembro de 2013

TOREZ BANDEIRA.

Torez Bandeira tornou-se um mito, ele protagonizou uma das cenas mais ousadas da história do carnaval e da tv no Brasil.
Ainda jovem (22 anos), desfilou pela escola de samba, Beija-Flor, no Rio de Janeiro em 1992 cujo tema do enredo era voltado para as atrações da tv, mais precisamente telenovelas.
Sob a direção do carnavalesco Joãozinho 30, falecido em 2011, Torez subiu no carro alegórico com o corpo coberto por uma espécie de óleo e usando apenas um tapa sexo colado sobre a genitália, no entanto, já na avenida, enquanto a escola fazia seu desfile, o rapaz apareceu completamente nu.
No ano anterior, Jorge Lafond, já havia protagonizado uma cena de nudez em plena Sapucaí. O ator desfilou totalmente nu com o corpo coberto por uma espécie de purpurina e por essa razão as normas para as escolas foram bem rígidas para os próximos desfiles, fato que imortalizou o ator e modelo Tores Bandeira.
Por ter desobedecido a ordem de não expor a genitália no carnaval, Tores e Joãozinho tiveram que dar explicações na delegacia e o carnavalesco alegou que a performance era uma homenagem a Leonardo Da Vinci. Reforçando a teoria que a nudez foi proposital, diferente do relatado aos meios de comunicação na época.
O fato é que depois do ocorrido, Tores simplesmente sumiu.
Lançada em uma época próxima do ocorrido, no estilo de Junior e Dom, a revista Sui Generis publicou uma matéria com o rapaz e nada se encontra a respeito dele, desde então.
Torez Bandeira vive no México e no Brasil não há nada sobre ele, além do carnaval de 1992. E nas novelas dos anos anteriores, nem uma consta o nome do ator em seu elenco.
Tores é uma lenda que merece permanecer vivo em nossas memórias, mesmo que seja por um único feito, se expor nu.




3 comentários:

Anônimo disse...

Torez Bandeira vive hoje no México, e tem 46 anos aproximadamente.

Leo Cordeiro disse...

Opa. Obrigado pela informação.

Anônimo disse...

Eu era jovem quando vi no dia seguinte, estampada em fotos grandes e nos principais jornais do país, foto do Torez Bandeira (https://www.facebook.com/torez.bandeira) com a "genitália desnudada", expressão popularizada na época. Jamais qualquer outro modelo feminino ou masculino conseguiu impactar a opinião pública da mesma forma; muitos(as) tentaram mas nehum chegou perto. Torez seguiu para Nova York onde tentou a carreira como modelo e acabou se firmando como um dos maais populares "go-go boys" de Manhattan e por muitos anos. Trabalhou em lugares como Rawhide (https://www.yelp.com/biz/rawhide-new-york), fechado há alguns anos atrás,
Splash Bar New York (https://www.yelp.com.br/biz/splash-bar-new-york-new-york), também fechado, G Lounge (https://www.yelp.com/biz/g-lounge-new-york), fechado. Com mais de 1,80m de altura, atitude masculina, pelos no corpo intactos (tão diferente dos moradores de Chelsea, bairro de Manhattan), corpo bem torneado e sem aparentar o uso de esteróides (tão comuns nos dias de hoje), Torez era bastante popular na cena "leather" de Nova York em lugares como The Eagle (https://www.yelp.com/biz/the-eagle-new-york), felizmente ainda ABERTO. Também marcou presença em lugares como The Cock (https://www.yelp.com/biz/the-cock-new-york-2). Era presença fácil em bairros como Chelsea e Hell's Kitchen, onde morou. Em 2010 Torez parece ter encontrado o amor da sua vida, o arquiteto mexicano Hector Esquer Rivas (https://www.facebook.com/Hector.esquer) e mudou-se para Hermosillo, Sonora, México, onde os dois parecem viver bem. Vivi em Nova York de 2003 a 2009 e tive a oportunidade de conhecer Torez na vida nortuna de Nova York de então. Jamais encontrei alguém tão dócil e amigável quanto ele, embora jamais tenhamos passado de uma convivência social, amigável e respeitável. A vida noturna de Nova York mudou muito, como vocês podem notar pelo fechamento de inúmeras casas noturnas tradicionais; Torez também mudou e hoje em dia mora no México. Enfim, vida que segue e eu só espero que ele entenda o presente comentário como uma homenagem há muito merecida.