sexta-feira, 22 de julho de 2016

XOU DA XUXA - ÁLBUM.

O álbum Xou da Xuxa pode ser considerado o terceiro da cantora e apresentadora Xuxa Meneghel, e o primeiro lançado pela Rede Globo com o selo Som Livre.
O primeiro álbum gravado por Xuxa foi o Clube da Criança, lançado em 1984 quando ela apresentava o programa na Rede Manchete, embora tenha gravado apenas duas canções (Lápis De Cor e Eu Vi). Diferente do segundo álbum, Xuxa e Seus Amigos, lançado em 1985 em que ela faz duetos com vários cantores e canta solo em duas canções (Sete Quedas e Acalanto).
O Xou da Xuxa foi lançado em 30 de junho de 1986 junto com o programa de mesmo nome na Rede Globo. O LP foi recorde de vendas com cerca de 2 milhões e 622 mil cópias vendidas, batendo o recorde sul-americano de vendagem de um só disco.

Globo investiu alto para tirar Xuxa da Manchete, aos 23 anos, a modelo e apresentadora foi contratada para enfrentar o programa do Bozo no SBT que frequentemente batia a emissora dos Marinhos. O produtor Guto Graça Mello foi o responsável pela produção do icônico disco Xou da Xuxa. Ele concedeu uma entrevista para o portal UOL onde deu detalhes sobre o processo de gravação do álbum. Disse que quando conheceu Xuxa, percebeu que ela não conseguia dar uma única nota e por essa razão ela vivia constantemente aborrecida no estúdio por não conseguir acertar a entonação das músicas. 
A proposta da Som Livre era que o álbum tivesse letras para crianças com arranjos feitos por músicos do rock nacional mas, diferente do segundo disco em que compositores e artistas faziam fila para compor para Xuxa, no primeiro disco ninguém queria ceder música. Quem Qué Pão, por exemplo foi composta por Aretuza, que na época era assessora de imprensa da gravadora e tinha criado a canção como brincadeira para que seus filhos comessem. 

Para ajudar Xuxa durante as gravações, Guto chamou uma garota que fazia vocal de apoio para ele, Nina, e a produziu como se fosse a personagem Xuxa, com os trejeitos que Guto gostaria que ela fizesse. Após gravar com a Nina, Xuxa passou dias e dias ouvindo as gravações em seu fone de ouvido tentando imitar a cantora. Como na época ainda não existia equipamentos para afinar a voz, ela cantava em vários canais e ele reduzia para um dos melhores momentos. Xuxa gravou cada canção "centenas de vezes" até chegar na voz ideal e só fez aulas de canto depois de gravar todo o disco. Guto disse que ela não sabia cantar, sabia de suas limitações e que foi uma guerreira.

Joseph Kienny e James Redá foram os fotógrafos responsáveis pela capa do álbum, enquanto Reinaldo Waisman foi o responsável pelas ilustrações e montagens do encarte. A pose feita por Xuxa na capa do álbum faz menção a um "X". A capa gerou polêmica por mostrar a apresentadora com uma blusa rosa transparente com seus seios discretamente à mostra.
Xuxa foi a responsável pela criação do disco de diamante, pois a venda do disco aumentava a cada semana, foram 100 mil cópias na primeira (disco de ouro), 250 mil cópias na segunda e assim por diante, até alcançar a marca 2,5 milhões de cópias vendidas. João Araújo, presidente da Som Livre, teve que parar a fabricação de discos dizendo "Ou a gente faz disco para vender ou disco-prêmio". O produtor Guto respondeu: "Inventa um disco de diamante. Faça um disco como se fosse de platina, bota um diamantezinho e dá para sua artista."
A vendagem foi um recorde para a época, superando as vendagens do "fenômeno" RPM e o rei Roberto Carlos. O disco acumulou a marca de 2.689.000 cópias vendidas.

LADO A.
1. Doce Mel (Bom Estar com Você) - Claudio Rabello e Renato Corrêa.
2. Turma da Xuxa - Reinaldo Waisman e Robson Stipancovich.
3. Peter Pan - Rita Lee e Roberto de Carvalho.
4. Garoto Problema (participação de Evandro Mesquita) - Frejat e Guto Goffi.
5. Meu Cãozinho Xuxo - Rogério Enoé Messias Corrêa .

LADO B.
1. She-Ra - Joel e Tavinho Paes.
2. Amiguinha Xuxa - Rogério Enoé Messias Corrêa.
3. Meu Cavalo Frankstein - Marcio Lucio de Freitas e Tati.
4. Quem Qué Pão - Tuza e J. Corrêa.
5. Miragem Viagem - Ronaldo Bastos (Black Orchid - Steve Wonder), Cantada pela cantora Patricia Marx, do Trem da Alegria.

Nenhum comentário: