sexta-feira, 24 de maio de 2013

FANTÁSTICO.

Fantástico é um programa de televisão brasileiro exibido aos domingos pela Rede Globo, que estreou no dia 5 de agosto de 1973.
Criado por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, com a participação do Armando Nogueira, Borjalo, Augusto Cesar Vanucci, Manoel Carlos e Ronaldo Boscoli, com formato de revista eletrônica.
A música de abertura é de autoria de Guto Graça Mello com letra de Boni.
No início, o programa não tinha apresentadores fixos, esse formato só aconteceu anos depois e entre o elenco de atores que se revezavam, Cid Moreira junto com Sérgio Chapelen narravam as matérias do show da vida. Chico Anysio, com textos de Marcos César, respondia pelo humor e Léo Batista apresentava noticias sobre esportes.
Um dos principais diretores do programa foi José Itamar de Freitas.
Entre os principais apresentadores que já passaram pela história do programa estão Valéria Monteiro, Fátima Bernardes, Cid Moreira, Sérgio Chapelen, Celso Freitas, William Bonner, Pedro Bial, Glória Maria, Patrícia Poeta e Doris Giese.
Até a data deste post,  o trio de apresentadores eram Zeca Camargo, Renata Ceribelli e Tadeu Schmidt.
O programa é reprisado pelo canal Globo News e grande parte das matérias ficam disponíveis no site.
Uma das tradicionais partes do programa é a vinheta de abertura que sempre foi um outro capítulo na história do jornalístico. A música, as coreografias e os elementos gráficos (desde o palco até os grafismos em 3D) pontuaram a evolução do show da vida, muitas vezes com ousadia.
O grande responsável pela magia que encantou gerações de telespectadores é o designer austríaco, Hans Donner, casado com eterna Globeleza Valéria Valenssa.
Em todas as aberturas, já passaram Fabiano Vanucci (filho do diretor Augusto César Vannucci), Heloísa Millet, Jorge Laffond, Isadora Ribeiro e Carolina Ferraz.
Na época da estreia (1973), grande parte do Fantástico era gravada em ambientes externos e com a introdução da cor, a partir de 1974, houve a necessidade de se dar mais atenção a detalhes do cenário. Este ficou mais amplo e com menos desenhos, além de receber uma iluminação mais sofisticada.
A escolha dos figurinos também passou a ser mais estudada com um cuidado especial para as combinações de cores e o uso de tecidos mais leves sem excesso de brilho.
O primeiro cenário em chroma-key foi usado em 1976, mostrando um fundo dourado com a imagem de um feto gigante e a cada ano o cenário mudava até o aniversário de 15 anos do programa que aconteceu em agosto de 1988 quando o "Fantástico" ganhou cenário fixo em tons pastéis com desenhos de Sylvia Trenker, os figurinos estilizados para as bailarinas da abertura e a bancada com o nome do programa.
Em 1994 aconteceram novas mudanças e o fundo ficou mais neutro. Só em 1995 a bancada foi abolida e os apresentadores passaram a caminhar entre placas e módulos formando o logotipo do programa.
Fantástico sempre foi vitrine para cantores que se lançavam como novas promessas, o caso do grupo Dominó, ou novos vídeos de artistas já consagrados, como Madonna, Lady Gaga, entre outros, além da Garota Fantástico, um quadro que apresentava vídeos clipes sensuais de modelos. Dentre as meninas que desfilaram pelo programa algumas tornaram-se atriz como Paula Burlamaki. O mesmo quadro é citado na canção "Brasil" interpretada por Gal Costa e Cazuza.

PRIMEIRA VINHETA.


COM EXCESSO DE EFEITOS, NÃO AGRADOU MUITO E DUROU POUCO.


CLÁSSICA.

Nenhum comentário: