sexta-feira, 25 de outubro de 2013

REDE MANCHETE.

A Rede Manchete foi fundada na cidade do Rio de Janeiro em 5 de junho de 1983 pelo jornalista e empresário ucraniano naturalizado brasileiro Adolpho Bloch.
A programação da emissora foi marcada por grandes acertos durante a sua existência.Uma boa lista de telenovelas de sucessos foram produzidas, como Dona Beija (1986), Helena (1987), Corpo Santo (1987), Kananga do Japão (1989), além da sua primeira produção dramatúrgica, a minissérie Marquesa de Santos (1984).
Um dos seus mais notáveis sucessos foi a novela Pantanal, exibida em 1990. Seguida por A História de Ana Raio e Zé Trovão (1991), Tocaia Grande (1995) e Xica da Silva (1996).
O canal se tornou conhecido também por introduzir as diversas séries das produções japonesas no Brasil, como Jaspion,Changeman, Jiraiya, Flashman, Jiban, Lion Man, Black Kamen Rider ,Cybercops e o desenho Cavaleiros do Zodíaco que anos depois, outras emissoras de TVs abertas e assinaturas passaram exibir conteúdo do mesmo gênero.
Dentre os programas infantis, o de maior destaque foi Clube da Criança que transformou a modelo Xuxa Meneguel em apresentadora e depois cedeu o lugar para Angélica que já tinha tido uma primeira experiência no programa Nave da Alegria.
Houve ainda Dudalegria (manhã), A Turma do Arrepio e Clube do Seu Boneco (ambos na tarde) e inúmeros desenhos considerados "clássicos" das décadas de 50, 60, 70 e 80.
O jornalismo sempre foi o carro-chefe da emissora. O telejornal Jornal da Manchete, o principal informativo do canal, trazia aprofundamento das notícias e comentários de grandes nomes do jornalismo brasileiro, como Carlos Chagas, Villas-Boas Corrêa, Zevi Ghivelder e Salomão Schvartzman, entre outros e comentaristas como João Saldanha. Também revelou os apresentadores Mylena Ciribelli, Cláudia Cruz e Alexandre Garcia que posteriormente transferiram-se para a Rede Globo.
Nos primeiros anos da emissora, o Jornal da Manchete ficava no ar por três horas dividido em três edições, o que nunca ocorreu na história da televisão brasileira, já que os telejornais locais e nacionais da década de 1980 e anteriores, nunca ultrapassaram os 40 minutos de exibição.
Apesar do sucesso de algumas atrações, a emissora se valia de certos apelos, como cenas de nudez em novelas e programas jornalísticos, além de espetáculos de strip-tease.
Em relação às novelas, Amazônia não rendeu o esperado e gastou mais do que arrecadava, O Marajá baseada nos escândalos de então presidente Fernando Collor foi censurada por ele no dia da estreia e para alavancar a audiência da última novela da emissora, Brida, baseada em um livro de Paulo Coelho, apresentou o primeiro nu frontal masculino em um folhetim.A crise de 1998 foi incontrolável. Salários atrasados, tentativas fracassadas de venda e programas que saíam do ar arranharam a imagem da estação, até que no dia 10 de maio de 1999 a emissora encerrou suas atividades cedendo o lugar para a Rede TV! que estreava prometendo herdar as dívidas da Manchete, o que não aconteceu. 



CHAMADAS DA NOVELA PANTANAL.


CLUBE DA CRIANÇA -ANGÉLICA.


DOCUMENTÁRIO SOBRE A EMISSORA.

Nenhum comentário: