sexta-feira, 26 de junho de 2009

MICHAEL JACKSON.

Jackson nasceu em 29 de agosto de 1958, na cidade de Gary, Estado de Indiana. Ele era o sétimo de nove filhos e atuou ao lado de seus irmãos no grupo Jackson 5. Se tornou um dos artistas comercialmente mais bem-sucedidos de todos os tempos antes de cair num estilo de vida excêntrico e recluso. Excepcional, artístico e original com vendas estimadas de 750 milhões de discos e 13 prêmios Grammy, “ele deu ao mundo sua alma e seu coração por meio de sua música".
O álbum "Thriller", de 1982, emplacou sete músicas entre as dez mais tocadas. O disco vendeu 21 milhões de cópias nos Estados Unidos e ao menos outras 27 milhões ao redor do mundo. No ano seguinte, ele mostrou ao mundo seu passo de dança conhecido como "moonwalk", no qual ele desliza de costas no palco, quando cantava "Billie Jean" durante especial da emissora NBC. O passo se tornou uma de suas marcas registradas. Ele também recebia os créditos por ter transformado os videoclipes em uma forma cara e cinematográfica de arte.
Em 1991 lançou a música Black or white e a maior polêmica foi sobre sua pele cada vez mais clara, então, totalmente branco. Michael negava as acusações de plásticas para ficar branco dizendo que tinha vitiligo, uma doença que destrói a melanina da pele. Outro fator de polêmicas era seu nariz constantemente modificado, até surgirem boatos que ele não tinha mais a cartilagem do nariz e que havia contraído uma bactéria que desenvolveu uma doença infecciosa durante uma das diversas operações a que se submeteu.
Em 1994, o cantor casou-se com a única filha de Elvis Presley, Lisa Marie, mas o casamento acabou em divórcio em 1996. Casou-se com Debbie Rowe no mesmo ano e teve dois filhos antes de se separar novamente em 1999. Ele teve um outro filho cuja mãe não foi identificada.
Sua reputação foi ofuscada pelos recentes anos de aparência cada vez mais anormal e estilo de vida bizarro, o que inclui a amizade com um chimpanzé e a preferência da companhia de crianças. Ele batizou uma propriedade na região central da Califórnia de Rancho de Neverland Valley (Rancho do Vale da Terra do Nunca), em homenagem à história de Peter Pan, escrita por J. M. Barrie. O local tinha um parque e um zoológico de animais de estimação. Acusado por duas vezes de molestar jovens e formalmente indiciado em 2003 de abuso sexual de crianças. Ele se tornou ainda mais recluso após sua absolvição em 2005 e prometeu que nunca mais moraria em seu rancho.
Enfrentando uma reputação que desmoronava e um montante de dívidas que, segundo o Wall Street Journal, chegava a 500 milhões de dólares, Jackson passou os dois últimos meses ensaiando para uma série de 50 shows em Londres a partir de julho (2009), o que seria sua última turnê, ou ainda, um retorno para Jackson, que dominou a cena pop durante a década de 1980 com músicas como "Thriller" e "Billie Jean".
Apesar dos relatos de problemas na saúde do cantor, os promotores dos shows, a AEG Live, afirmaram em março que Jackson havia passado por uma série de exames de quatro horas e meia com médicos independentes. "Michael aparecia nos ensaios algumas vezes, ele tentava duramente estar apto a fazer esses ensaios", disse Oxman.
Michael Jackson morreu na tarde da quinta-feira 25 de junho de 2009 num hospital de Los Angeles, para onde foi levado às pressas com problemas cardíacos depois de passar mal na casa que havia alugado. Deixou os três filhos, Prince Michael I, Paris Michael e Prince Michael II, este último conhecido por uma breve aparição pública quando o pai o chacoalhou em uma janela de hotel, gerando duras críticas.
O astro pop viverá para sempre na memória de seus fãs, assim com Elvis, Michael Jackson não morreu.
Michael Jackson gravou um clipe para a música "They don't care about us" numa favela do Rio de Janeiro. No vídeo oficial a única cena das imagens captadas no Brasil se limitam ao cantor correndo num corredor entre os barracos da favela, bem no final do clipe, mas os produtores não quiseram desperdiçar as cenas colhidas e fizeram uma versão especial para o Brasil que não está disponível para incorporação, assista no youtube. Além dessa música, Michael teve um outro elo com com os brasileiros. Na música "Earth song" alguns atores foram escolhidos para incorporarem índios no clipe. Não chegaram a gravar com o astro mas aparecem em boa parte do vídeo.

Nenhum comentário: