sexta-feira, 30 de março de 2012

A INFLUÊNCIA DE XUXA.

Maria das Graças Xuxa Meneguel completou 59 anos no dia 27 de março de 2012.
A eterna rainha dos baixinhos ganhou esse título quando estourou em carreira de apresentadora na Rede Globo com o Xou da Xuxa que a projetou para o exterior.
Xuxa começou como apresentadora na extinta Rede Manchete e revolucionou o formato dos programas infantis.
Ainda trabalhava como modelo quando foi convidada para a apresentar o Clube da Criança que passava diariamente às tardes.
Para compor o perfil da apresentadora, os diretores da emissora pensaram em transformá-la numa espécie de vedete (musa do teatro de revista) para crianças. A idéia deu certo e quando migrou da Manchete para a Globo sua empresária Marlene Matos retocou sua imagem transformando-a em uma boneca.
Seguindo os mesmos moldes, Angélica, então adolescente, assumiu o comando do Clube.
As duas loiras, apesar de se visitarem e trocarem presentes, tinham uma relação alimentada pelas revistas de fofocas como concorrentes e inimigas.
Na verdade, Xuxa foi um espelho para todas as apresentadoras que surgiram naquela época (entre 1986 a 1992). Todas tinham a mesma linha de apresentação, de cenário, de figurino, de linguagem.
Angélica, foi a cópia mais fiel. Foi a sucessora na apresentação do Clube da Criança e cada produto que Xuxa lançava, outro da Angélica vinha atrás como discos, bonecas, roupas, sapatos e até revistas em quadrinhos.
Por essa razão Angélica preferiu ir para o SBT antes de assinar contrato com a Globo, pois mais uma vez estaria assumindo o lugar deixado por Xuxa, o infantil diário das manhãs.
Mesmo assim manteve as Angeliquetes e os Angélicos, versão das Paquitas e Paquitos.
Xuxa foi inspiração para meninas até fora do Brasil.
Vendo seu programa sendo transmitido e copiado em diversos países tratou de ir pessoalmente para os países que fazia sucesso. Gravou simultaneamente o Xou da Xuxa no Brasil, o El Show de Xuxa na Argentina e o Xuxa Park na Espanha.
Seus programas eram transmitidos para todos os países da América Latina, América Central e Estados Unidos.
Quando parou de gravar no Brasil, estrou a versão nos EUA.
Xuxa já figurou entre as mulheres mais ricas do planeta, em plena crise brasileira ela já valia 19 milhões de dólares e virou notícia internacional. É uma das pessoas que mais ganham dinheiro com a própria imagem.

Nenhum comentário: