sexta-feira, 19 de julho de 2013

JOSÉ AUGUSTO.

José Augusto Cougil nasceu no Rio de Janeiro no dia 16 de agosto de 1953.
Começou a estudar piano aos 8 anos no conservatório nacional de música do Rio de Janeiro.  Logo depois ganhou um piano de presente do pai para praticar em casa e com 12 anos ganhou o primeiro violão com o qual aprendeu a tocar o básico.
Aos 14 anos participou do festival de música de Santa Teresa quando recebeu o seu primeiro prêmio como melhor interprete do festival.
Dos 14 aos 17, fez testes em quase todas as gravadoras do Brasil e não foi aprovado em nenhuma até conseguir uma chance com o produtor Renato Corrêa, integrante do grupo Golden Boys, tendo assim a oportunidade de cantar com a orquestra do maestro Gaya, que lhe abriu as portas para gravar seu primeiro disco.
Isso aconteceu em 1972, quando José Augusto ele levou uma fita de suas músicas à então gravadora EMI. Renato Correia, produtor, logo percebeu o talento do rapaz e imediatamente recomendou sua contratação.
No mesmo ano teve sua primeira composição gravada por Cauby Peixoto e logo depois gravou um compacto simples como teste.
Em 1973 gravou o seu primeiro disco oficial com a música "De Que Vale Ter Tudo Na Vida" que vendeu um milhão de cópias.
Foi também nesse ano que José Augusto se lançou no mercado internacional com a música "Luzes da Ribalta" (Candilejas), onde se consagrou com prêmios e sucessos alcançando a marca de cinco milhões de produtos vendidos, no México, Espanha, Argentina, Peru, Colômbia, Costa Rica, Equador, Venezuela e grande parte latina dos Estados Unidos.
Depois de Roberto Carlos, ele é o cantor que mais vendeu discos no exterior.
Apesar do sucesso no exterior como cantor, José Augusto continuou compondo e teve músicas gravadas por vários artistas, como Alcione, Simone, Chitãozinho e Xororó, Fafá de Belém entre muitos outros. E em 1985 com a música "Fantasias", rompeu o bloqueio das rádios Fm no Brasil que na época não divulgavam os artistas populares.
Na década de 1980, era presença frequente no musical Globo de Ouro exibido pela Rede Globo.
Ele também está entre os cantores que mais teve músicas em telenovelas. Entre as tantas canções que serviram de trilha para personagens e tramas, gravou o tema de abertura de Barriga de Aluguel (Aguenta Coração) e cantou com Xuxa "Sonho Meu".
De 2006 até o final de 2007 ele morou em Miami (EUA), depois retornou ao Brasil para gravar o CD-DVD "Agüenta coração" Ao vivo.

AGUENTA CORAÇÃO.

SONHO MEU.

SONHO POR SONHO.

Nenhum comentário: