Ele começou sua carreira como tecladista e vocalista da banda Moto Perpétuo, grupo de rock progressivo dos anos 70. Aos 23 anos abandonou sua faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo para se dedicar à música.
Por volta de 1976, com o fim da banda que atuava, uma de suas composições estourou e foi utilizada na trilha sonora da telenovela Anjo Mau (de Cassiano Gabus Mendes, exibida na Rede Globo). A canção teria sido mudada às pressas, a pedido do produtor musical da telenovela, para adequar-se ao personagem vivido pelo ator José Wilker.
Daí para a frente foram mais de 25 temas para telenovelas da Rede Globo, o que lhe rendeu o apelido de menininho da Globo. Teve ainda várias canções incluídas em especiais infantis, entre elas o tão famoso Lindo balão azul, que o tornaria famoso nacionalmente e regravado várias vezes, inclusive por Angélica, muitas gravações por parte de grandes nomes da MPB, incluindo o rei Roberto Carlos, Elis Regina, Sá e Guarabira, MPB4, Caetano Veloso, Emílio Santiago, Maria Bethânia, Leila Pinheiro, Joanna, Fafá de Belém, Quarteto em Cy, entre tantos outros, além do bônus de "Deixa chover" tocada em "Joana, a Virgem" – telenovela de produção venezuelana.
Guilherme nunca parou efetivamente e em 2003, após quatro anos sem disco de inéditas, retornou à gravadora Som Livre, com o álbum "Aprendiz", que trazia a música "Casulo", tema da novela "Agora é que são elas" (TV Globo) e nesse período também passou a realizar, esporadicamente, shows com Leila Pinheiro e outro com Flávio Venturini.
Figura frequente nos programas de tv, não pode ser ignorado no revival do Globo de Ouro pelo canal por assinatura da Globo Sat, Viva, em dezembro de 2014, desta vez apresentado por Marcio Garcia e Juliana Paes.
MEU MUNDO E NADA MAIS - o tema se manteve no remake da novela Anjo Mau em 1997.
CHEIA DE CHARME - foi executada na novela Cheias de Charme da Globo pelo personagem Fabian interpretado por Ricardo Tozzi.
PLANETA ÁGUA.
NO GLOBO DEOURO PALCO VIVA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário