sábado, 25 de julho de 2009

SPICE GIRLS.

Em 1993, a revista britânica “The Stage” trazia um anúncio que iria promover a formação de um grupo pop femino. A ideia foi do empresário Bob Herbert em parceria com outros produtores que reuniu centenas de garotas que passaram por processos de seleção rigorosos em canto, dança e desempenho. Cinco garotas foram selecionadas: Geri Halliwell, Melanie Brown, Victoria Adams, Michelle Stehenson e Melanie Chisholm, que teve sua oportunidade após a desistencia de Lianne Morgan em uma das etapas, formando assim o grupo Touch. A primeira música escrita pelas garotas, We’re Gonna Make it Happen, foi descartada por não agradar os produtores, que consideraram a letra não convencional e a coreografia, criada por Melanie B, muito complexa. Em 1994 Michelle Stephenson deixou o grupo, não por sua mãe estar doente como cogitava-se, mas porque os produtores Chic, Bob e Chris, pressionaram a cantora a deixar o grupo alegando que ela não tinha potencial vocal suficiente para acompanhar as outras garotas. Então a professora de música Pepi Lemer foi convocada para encontrar uma quinta integrante para o grupo. Sugerida pela amiga Victoria Adams e ex-aluna de Pepi por 6 anos na Sylvia Young school, Emma Bunton aceitou o convite. Diferente das outras garotas, Emma era reservada e nunca havia dormido fora de casa, além de ser a mais jovem do quinteto.
No final de 1994 descontentes com a pressão de trabalhar com a fraca canção Take Me Away e com as imposições absurdas dos Herberts, abandonaram o hotel onde viviam deixando apenas um bilhete que dizia "Obrigada por tudo o que têm feito, mas estamos em desacordo com o novo contrato". Mudando-se para Maidenhead, subúrbio de Londres, as cinco cantoras escreveram 35 músicas próprias e criaram suas coreografias. Interessadas em encontrar um produtor acessível, foram alertadas nas gravadoras, onde deixaram um demo do grupo, à fazerem dietas e ginástica para controlar seu peso. Chegaram à conclusão de que "Spice" seria um bom novo nome para o grupo. Porém como já existia um rapper com este nome, elas adicionaram o "Girls", fazendo assim o antigo grupo Touch chamar-se agora Spice Girls.
Em maio de 1995, depois de terem suas músicas rejeitadas por várias gravadoras e em busca de um empresário acessível, as Spice Girls conseguem que um disco demo com suas gravações chegasse às mãos de Simon Fuller. A primeira música escrita e apresentada pelas Spice Girls aos investidores foi Love Thing. A faixa seria lançada como primeiro single, porém o grupo preferiu trabalhar com a nova canção que haviam escrito, Wannabe (assista no youtube). A música foi lançada oficialmente em 1996 e a partir daí a carreira das cinco garotas deslanchou.
Em apenas três álbuns gravados: Spice, Spiceworld e Forever o grupo vendeu mais de 55 milhões de discos, tornando-se a bandas pop mais famosas mundialmente de todos os tempos e recordista de vendas. Após a demissão do empresário Simon Fuller e a saída de Geri Halliwell do grupo, em 1998, o quarteto sentiu a falta da amiga e expressaram isso na música Good bye (assista no youtube), não conseguiram se manter e o grupo se dissolveu em 2001.
Separadas desde então, as Spice Girls, voltaram a se reunir em sua formação original em 2007, para gravar Headlines (friendship never ends) (assista no youtube) e realizar uma turnê mundial com seus maiores sucessos, finalizando por vez o grupo em 2008.
Todas seguiram em carreira solo, mas só Geri conseguiu ser expressiva o suficiente para que suas músicas tocassem em outros países.

HISTÓRIA.

SAY YOU'LL BE THERE


HEADLINES (FRIENDSHIP NEVER ENDS).

Nenhum comentário: