sábado, 1 de agosto de 2009

XUXA.

Maria das Graças Meneghel, que mais tarde incorporou o nome Xuxa em seus documentos, nasceu no dia 27 de março de 1963 na cidade Santa Rosa no Rio Grande do Sul. Foi descoberta por um olheiro para trabalhar como modelo e aos 16 anos foi emancipada pelos pais para ter total autonomia em sua carreira.
Mudou-se para o Rio de Janeiro e antes, ainda, dos 18 anos fez um ensaio de nu para a Playboy. No início dos anos 80 estreou no cinema com o filme "Amor, estranho amor" onde protagonizou uma cena que lhe custou muito caro moralmente. Nele, sua personagem seduz um garoto de 12 anos que era o protagonista do longa.
Xuxa atuou, ainda, em "Fuscão preto" e depois passou a gravar filmes com Os Trapalhões. Fez também figuração no programa do quarteto de comediantes na Rede Globo, mas sua estréia oficial na TV aconteceu em 1983 no programa "Clube da criança". Dividia-se entre apresentar o programa infantil que era apresentado às tardes na Rede Manchete e suas viagens para o exterior para seguir em sua carreira de modelo. Nesse período gravou suas primeiras canções nos discos "Clube da criança" e "Xuxa e amigos".
Foi contratada pela Rede Globo para apresentar um infantil diário pelas manhãs, o "Xou da Xuxa". Nessa emissora ela se firmou como apresentadora infantil recebendo o título de Rainha dos baixinhos e fixou-se como a maior vendedora de discos da América Latina. O álbum Xou da Xuxa 3 foi o recordista sul americano de vendas e a catapultou para o estrelato internacional de vez. A partir daí começou a lançar seus maiores sucessos em castelhano.
Xuxa começou a gravar filmes próprios, o primeiro foi "Super Xuxa contra Baixo Astral" e o segundo "Lua de cristal" que é, ainda, seu maior sucesso com mais de 5 milhões de espectadores.
Foi convidada a apresentar o "El show de Xuxa" na Argentina que era apresentado em todos os países de língua castelhana e o "Xuxa Park" na Espanha que era transmitido para os EUA simultaneamente.
Nesse período no Brasil ela comandou os programas "Xou da Xuxa", "Bobeou dançou" e "Paradão da Xuxa". Fez um piloto para a Terça Nobre, do humorístico "Xuper Star", mas não houve acordo com a direção do programa e o projeto foi cancelado. Em 1993 foi para os EUA mostrar sua desenvoltura com as crianças americanas no programa "Xuxa" e no Brasil com a família toda aos domingos no programa que levava o mesmo nome, apenas o seu, "Xuxa".
A partir de 1994 a rainha dos baixinhos volta sua atenção exclusivamente para sua Pátria e lança a versão nacional de "Xuxa Park", simultaneamente "Xuxa Hits" que mais tarde virou "Planeta Xuxa". Resolveu focar-se mais no ramo infantil e voltou a fazer programas diários com a estréia de "Xuxa no mundo da imaginação". Em 2005 estreou "Tv Xuxa" que foi reformulado em 2008 para toda a família e voltou a ser semanal.
Em 2008 deu à luz a Sasha, sua filha com o empresário e ator Luciano Szafir.
Xuxa é, não apenas da Rede Globo, mas, a celebridade mais notável do país. Com mais de 900 músicas gravadas conquistou 400 discos de ouro vendendo mais de 55 milhões de cópias. Sua fortuna é estimada em mais de um bilhão de Reais e seu produto mais forte é a sua própria imagem.



Veja mais sobre a artista na Wikipédia.

TV XUXA em 2005. No ano que estreiou o programa, a nave era virtual. Hoje ela não existe mais.


Xuxa no mundo da imaginação, estreou em 2002. Foi o programa mais pedagógico que Xuxa fez.


Xuxa Park estreou em 1994 e ficou muito parecido com o Xou da Xuxa em 1997 quando passou por uma reformulação e a nave voltou numa outra forma.


Planeta Xuxa. Teve seu início em 1995 e foi até o final de 2002, simultaneamente com Xuxa Park.


Xuxa. O programa que levava apenas o seu nome passou em 1993, passava nas tardes de domingo.


Bobeou Dançou passou em 1989 simultaneamente com o Xou da Xuxa, aos domingos.


Xou da Xuxa foi o primeiro programa da apresentadora na Rede Globo e o de maior sucesso.


El Show de Xuxa era gravado na Argentina e transmitido para todos os países de língua castelhana.


Xuxa Park passava na Espanha e nos EUA simultaneamente.


Xuxa. O programa nos EUA durou apenas uma temporada. Para reduzir o rítmo de trabalho Xuxa optou por concentrar-se no Brasil.

Nenhum comentário: