sexta-feira, 8 de julho de 2011

XICA DA SILVA.

A novela Xica da Silva foi produzida pela extinta Rede Manchete e exibida entre 17 setembro de 1996 a 11 de agosto de 1997 às 21h30.
Teve como protagonista e antagonista principal, respectivamente, Taís Araújo e Drica Moraes. E, ainda, a participação de Adriane Galisteu que estava estreando como atriz.
A trama foi escrita por Walcyr Carrasco (sob o pseudônimo Adamo Angel) e dirigida por Walter Avancini. Um longa foi produzido décadas antes e a história é baseada na vida real da escrava que vira rainha.
Uma reprise da telenovela foi exibida no canal SBT, do dia 28 de março de 2005 a 9 de dezembro de 2005.
A novela causou muita polêmica na época por exibir Taís Araujo seminua com apenas 17 anos. A vara da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro notificou publicamente a Manchete além de protestos de setores da sociedade pedindo para retirada da novela do ar.
Como a nudez era uma marca registrada das novelas da Manchete e a protagonista não podendo participar de cenas mais quentes, a atriz pornô italiana Cicciolina foi convidada para fazer uma participação no folhetim e esquentar os capítulos até que Taís completasse 18 anos.
Xica da Silva é a escrava que muito inteligente conquistou um marido rico e escandalizou a sociedade hipócrita de sua época, movida pela cobiça do diamante.
No Brasil daquela época, o homem mais importante era o Contratador Felisberto Caldeira Brant, encarregado pelo rei de Portugal para ministrar o manejo das minas de diamantes do Arraial do Tijuco.
Quando o contratador decide vender Xica, sua escrava e sua filha, um segredo escondido a anos, ao Capitão do Mato Jacobino para trabalhar como prostituta, a jovem mucama se vinga roubando-lhe toda a sua fortuna em diamentes guardada num baú, ainda mais porque descobre que o contratador na verdade é seu pai e nunca reconheceu isso.
O plano, executado por Xica com a cumplicidade do seu melhor amigo, escravo Quiloa, apaixonado pela escrava, arruina seus senhores que são enviados à prisão em Portugal.
Com a fortuna em mãos e, para não levantar suspeitas, Xica e Quiloa decidem esconder o baú recheado de diamantes embaixo de uma terra, para que, mais tarde, tivessem dinheiro bastante para comprar as suas cartas de alforria.
Com a desgraça da família do Contratador, Quiloa foge para um quilombo, enquanto Xica e sua mãe são vendidas para o Sargento-mor Tomaz Cabral, que a estupra e a deixa com ódio mortal.
Sua nova ama (senhora) é a perversa Violante, filha de Cabral.
Na casa do Sargento-mor Xica conhece o amor de sua vida, o novo contratador da região, João Fernandes de Oliveira, prometido a casar-se com Violante.
O moço se encanta ao ver a escrava e resolve comprá-la. Não querendo desagradar o Contratador, futuro marido de sua filha, Tomaz Cabral vende a negra para alívio dela, que vivia a apanhar e ser abusada.
A escrava é enviada ao contratador, mas ela, por medo e trauma, e para ser mais valorizada, se nega a dormir com ele.
João, comovido pela beleza de Xica, decide esperar que ela mesma o procure e depois de meses ele tem sua primeira noite de amor com Xica. Fascinado pela negra, e depois de tanto brigar com Violante, pelo seu jeito ciumento, mimado e arrogante, o contratador rompe o compromisso com sua noiva e decide admitir sua paixão pela escrava em público.
Esperta e decidida, Xica, alforriada, se mune dos maiores luxos possíveis, com muitas roupas e joias importadas, carruagens e com direito a um mar de verdade em sua fazenda, com um gigantesco navio, além de possuir sete mucamas.
Xica transforma-se numa verdadeira rainha, sempre esnobando a nobreza que antes a chicoteava. Apaixonada pelo marido, ela está disposta a defender sua relação com unhas e dentes, batendo de frente com a sociedade preconceituosa e com Violante, que a inferniza constantemente, demonstrando seu amor doentio pelo contratador.
Depois de meses de casada e sendo a mais rica e invejada mulher da cidade, ela é acusada de bruxaria.
Presa e condenada à fogueira pela Igreja, vê sua mãe morrer sendo ela amarrada em vários cavalos e partida ao meio.
Para libertar Xica, o contratador, casa-se com Violante, que, influente, retira as acusações forjadas por ela mesma, libertando a ex-escrava.
João Fernandes e Violante viajam para Portugal, separando assim o Contratador de sua amada.
Os dois se casam, mas logo após a cerimônia, João Fernandes abandona a esposa em seu castelo que enlouquece de vez.
João vem rever Xica no Brasil.
No fim, Xica tem muitos filhos com João Fernandes, mais de dez, todos criados diferentes de como ela foi, com luxo, dinheiro, educação e família.

ABERTURA ORIGINAL. REDE MANCHETE.

O BANHO DE CACHOEIRA DE XICA.

PRINCESA LUDOVICA. CICCIOLINA. dublado em espanhol.

ABERTURA DA REPRISE NO SBT.

Nenhum comentário: