sexta-feira, 19 de agosto de 2011

AYRTON SENNA.

Ayrton Senna da Silva nasceu em São Paulo no dia 21 de março de 1960.
O piloto Ayrton ganhou seu primeiro kart, um presente que deveria ter sido dado à sua irmã Viviane, aos três anos de idade.
O primeiro kart tinha motor de cortador de grama, mas em sua juventude teve contato com o original mais potente.
Senna foi campeão da Fórmula 3 britânica antes de estrear na Fórmula 1 em 1984 com um carro da equipe Toleman.
No ano seguinte, em 1985, passou para a Lotus e ganhou seis corridas durante três temporadas. Em 1988 se juntou ao francês Alain Prost na McLaren e ganhou seu primeiro campeonato mundial.
Senna foi campeão mais duas vezes, em 1990 e 1991.
Trocou novamente de escuderia e apesar de o carro da então McLaren ser inferior, Senna venceu oito corridas e terminou o ano de 1993 como vice-campeão.
Em 1994 foi para a dominante equipe Willians Renault onde encerrou sua carreira num acidente fatal na sétima volta do GP de San Marino disputado no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, que foi testemunhado ao vivo por milhares de fãs em todo o mundo.
Senna especializou-se em pilotar na chuva, o que fez a grande diferença em sua carreira, pois sempre que uma disputa acontecia sob água era ele que subia no ponto mais alto do pódium. No entanto envolveu-se em vários acidentes com causas absolutamente controversas. Ele foi responsabilizado pela imprensa britânica nas colisões que decidiram os campeonatos de 1989 e 1990.
Senna via seus concorrentes diretos, Piquet, Prost e Mansell, como verdadeiros inimigos, sem contar os poderosos dirigentes do esporte. Não manteve bom relacionamento com nenhum, exceto uma pequena empatia por Mansell que em Interlagos após rodar e abandonar a prova, aplaudiu o brasileiro quando passou por ele e retribuiu o gesto com um aceno.
Em 1991 em Silverstone, na Inglaterra, após abandonar a corrida por pane seca, Senna pegou uma carona com Nigel Mansell o vencedor da corrida. Este foi considerado um dos maiores gestos de desportividade.
Introspectivo e de poucas palavras, o jovem piloto, a exemplo de Xuxa que fora sua namorada, mantinha uma fundação beneficente, porém sem divulgar a ninguém e a revelação só foi feita após sua morte.
Xuxa declarou em entrevista que Ayrton Senna foi o seu grande amor e que dois dias antes de sua morte ela estava se programando para procurá-lo, apesar de naquele momento o piloto estar namorando a então modelo Adriane Galisteu.
A curva sinuosa do autódromo de Interlagos recebeu o nome de "S"de Senna em homenagem ao piloto e a emissora Rede Globo cogitou trocar a música "Tema da Vitória" que serve de fundo do término de uma corrida por ter ficado muito caracterizada às vitórias do brasileiro.

COM XUXA NO XOU.

ENTREVISTA DE ADRIANE GALISTEU.

TEMA DA VITÓRIA - REDE GLOBO.

Nenhum comentário: