sexta-feira, 13 de setembro de 2013

LILITH.

O grupo Lilith ficou famoso em rede nacional com Carla Alexandar, Cristina Ribeiro e Valéria Valenssa quando tiveram uma das suas canções na abertura da mini série Sex Appeal na Rede Globo em 1993.
De lá pra cá as integrantes se separaram e cada uma seguiu em carreira solo.
Carla e Cristina continuaram no meio musical e Valéria, que já era, continuou sua carreira de mulata Globeleza na Rede Globo.
Procurando na internet encontrei várias referências ao nome, inclusive o significado que contrasta com o trio de garotas, mas muito pouco sobre a formação original.

Lilith é uma das figuras do folclore hebreu que originou-se de um espírito maligno tempestuoso e mais tarde se tornou identificada com a noite. Fazia parte de um grupo de espíritos malignos demoníacos dos americanos que incluíam Lillu, Ardat Lili e Irdu Lili. Apareceu também no Gilgamesh Epic babilônico (aproximadamente 2000 a. C.) como uma prostituta vampira que era incapaz de procriar e cujos seios estavam secos. Foi retratada como uma linda jovem com pés de coruja (indicativos de vida noctívaga) que fugiu de casa perto do Rio Eufrates e se estabelece no deserto.
Na série True Blood da HBO que relata a relação entre vampiros e humanos, Lilith foi mencionada no segundo episódio da quinta temporada como a primeira criação de Deus, antes ainda de Adão e Eva, cuja história é relatada em uma bíblia que antecede o antigo testamento.
Lilith aparece no Antigo Testamento quando Isaías ao descrever a vingança de Deus, durante a qual a Terra foi transformada num deserto, proclamou isso como um sinal de desolação: "Lilith repousará lá e encontrará seu local de descanso" (Isaías 34:14). Aparece também em relatos da Torah assírio-babilônica e hebraica entre outros textos apócrifos. E na versão jeovística (da tradição religiosa hebraica) para o Gênesis, enriquecida pelos testemunhos orais dos rabinos consta que Lilith foi criada com pó negro e excrementos, condenada por Jeová-Deus a ser inferior ao homem.

No primeiro trimestre de 2013, em Curitiba, um show de comemoração dos 20 anos da banda anunciava que uma das primeiras integrantes estaria presente. Regularmente um grupo, agora misto com meninas e meninos da qual Cris Carvalho é vocalista, explica que Lilith surgiu em 1999, fez apresentações até 2003 e voltou à ativa em 2012.

TODO AMOR É BOM - TEMA DE SEX APPEAL.

Nenhum comentário: