sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Salomé - Telenovela.

Salomé é uma telenovela produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo entre 3 de junho e 4 de outubro de 1991, em 107 capítulos.
Escrita por Sérgio Marques, e inspirada no romance de Menotti del Picchia, contou com a colaboração de Elizabeth Jhin e dirigida por Herval Rossano e Marco Aurélio Bagno.
Patrícia Pillar foi a protagonista, seguida por Petrônio Gontijo, Imara Reis, Suzy Rêgo,Edwin Luisi, Rubens de Falco, Flávia Monteiro e Carlos Alberto nos papéis principais.

Sinopse: Na cidade de São Paulo da década de 1930, Salomé (Patrícia Pillar) é uma jovem muito à frente de seu tempo. De caráter ousado e rebelde, ela escandaliza a sociedade com a dança dos véus, em que fica seminua num palco em Paris. Por isso, o pai obriga-a a retornar ao Brasil, para a cidade de São Paulo. Chegando à cidade, vai morar na Fazenda de Pindorama, onde conhece Duda (Petrônio Gontijo), por quem se apaixona.
A relação que Salomé mantém com o padrasto, coronel Antunes (Carlos Alberto), é agressiva, mas este alimenta um forte desejo pela enteada.
Os conflitos aumentam quando Santa (Imara Reis), a mãe de Salomé, se apaixona por Duda, seu único e verdadeiro amor, e Salomé vive um inferno, assediada pelo padrasto e com sua mãe sofrendo de amores por Duda, a paixão da moça.

Salomé foi a segunda e última tentativa da Rede Globo de apresentar uma telenovela totalmente gravada antes de sua estreia, tal como já havia sido feito dois anos antes, com Pacto de Sangue, em 1989. E assim como Pacto de Sangue, Salomé não conquistou nem repercussão nem bons índices de audiência. Salomé teve uma das menores audiências da história da Globo até então, com média geral de 35 pontos, muito baixa para o padrão da época. A novela antecessora, Barriga de Aluguel, chegava a 60 pontos em alguns capítulos. Depois de Salomé, a Rede Globo ficou quase 8 anos sem produzir uma novela de época. Apenas algumas minisséries, como Engraçadinha: Seus Amores e Seus Pecados e Hilda Furacão, produzidas respectivamente em 1995 e 1998, que fizeram grande sucesso. A produção das novelas de época voltou com Força de um Desejo, escrita por Gilberto Braga e Alcides Nogueira, protagonizada por Malu Mader e Fábio Assunção, em 1999, que contou com a participação de Sonia Braga, seguida por Esplendor e O Cravo e a Rosa.

A ideia original de Salomé era a de que fosse apresentada com apenas 60 capítulos. O então vice-presidente de operações da emissora, Boni, vetou o projeto, aumentando a duração da trama, que passou a ter 107 capítulos. No entanto, a novela ainda é uma das mais curtas já produzidas para o horário das 18 h.
O designer Hans Donner ainda hoje considera a abertura de Salomé - uma montagem com quadros do pintor austríaco Gustav Klimt - uma das melhores aberturas já produzidas por ele para a emissora. O desenho do rosto que aparece no logo da novela é igual ao usado na abertura de Nina, de 1977. O tema de abertura, "Sombra em Nosso Olhar", seria inicialmente interpretado pela cantora e apresentadora Mara Maravilha, que chegou a gravar a canção. Mas a mesma foi posteriormente vetada em razão de Mara trabalhar, na época, em outra emissora, o SBT. Ela, no entanto, lançou sua versão da música mesmo assim, incluindo-a como bônus em seu álbum "Curumim", de 1991. A cantora Selma Reis substituiu Mara interpretando o tema de abertura.

Entre as canções que compunham a trilha sonora da novela, fez parte Te Amo, de Biafra, Riscos do amor, de Rosana Fiengo, e Destino, de Patrícia Marx.

Início.

Sombra Em Nosso Olhar - Mara Maravilha.

Nenhum comentário: