sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Mauricio de Sousa.

Mauricio Araújo de Sousa nasceu em Santa Isabel, São Paulo, no dia 27 de outubro de 1935. É um cartunista e empresário, criador da Turma da Mônica e membro da Academia Paulista de Letras.

Mauricio de Sousa viveu num ambiente cercado de arte, pois seu pai era poeta, compositor e pintor, e sua mãe poetisa, então, sua casa sempre esteve cheia de livros, permitindo um ambiente bastante cultural. Com poucos meses de vida, Mauricio se mudou de Santa Isabel para a vizinha Mogi das Cruzes, onde começou a desenhar cartazes e ilustrações para rádios e jornais. Queria viver profissionalmente do desenho e para isso em 1954 começou a procurar emprego de desenhista em São Paulo, mas só conseguiu uma vaga de repórter policial na Folha da Manhã, onde passou cinco anos escrevendo esse tipo de reportagem, que ilustrava com desenhos bem aceitos pelos leitores.

Mauricio de Sousa começou a desenhar histórias em quadrinhos em 18 de julho de 1959 quando uma história do Bidu, sua primeira personagem, foi aprovada pelo jornal. As tiras em quadrinhos com o cãozinho Bidu e seu dono, Franjinha, deram origem ao famoso menino de cabelos espetados, o Cebolinha.
Bidu é o símbolo da empresa de Mauricio, a Mauricio de Sousa Produções. O personagem ganhou mais espaço e histórias próprias onde dialoga com outros cães e até com pedras. Na revistas Lostinho-Perdidinhos nos Quadrinhos e no primeiro número da revista Saiba Mais, foi revelado que a primeira criação de Mauricio foi um personagem super-herói chamado Capitão Picolé.
Junto dos desenhistas como Messias de Mello, Gedeone Malagola, Ely Barbosa, Júlio Shimamoto ele integrou a Associação de Desenhistas de São Paulo (ADESP), que tinha como bandeira a reserva de mercado. Mauricio chegou a ser presidente da associação, mas com a instalação da Ditadura Militar saiu da associação alegando que estava ganhando conotação política.
Em 1963, Mauricio de Sousa criou junto com a jornalista Lenita Miranda de Figueiredo, Tia Lenita, a Folhinha de S. Paulo. Sua personagem Mônica foi criada neste ano. Em 1987, passou a ilustrar o recém-criado suplemento infantil d'O Estado de S. Paulo, o Estadinho, que até hoje publica tiras da Turma da Mônica.
Mauricio montou uma grande equipe de desenhistas e roteiristas e depois de algum tempo passou a desenhar somente as histórias de Horácio, o dinossauro.

Maurício de Sousa tem dez filhos, Maurício Spada, Mônica, Magali, Mariângela, Vanda, Valéria, Marina, Mauricio Takeda, Mauro Takeda e Marcelo Pereira. Muitos de seus personagens foram baseados em seus amigos de infância e também em seus filhos, como: Mônica, Magali, Marina, Maria Cebolinha (inspirada na Mariângela), Nimbus (em Mauro), Do Contra (em Mauricio Takeda), Vanda, Valéria, Marcelinho e Dr. Spada.
Os quadrinhos de Mauricio de Sousa têm fama internacional e foram adaptados para o cinema, para a televisão e para os vídeo-games, além de terem sido licenciados para comércio em uma série de produtos com a marca das personagens, como discos e as maçãs da Mônica. Há inclusive o parque temático da Turma da Mônica que já chegou a operar em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro.

Suas revistas que atingiam a tiragem de 200 mil exemplares, foram publicadas pela editora Abril desde 1970 até 1986. A partir de janeiro de 1987, durante vinte anos, foram publicadas pela editora Globo, em conjunto com os estúdios Mauricio de Sousa. Mauricio foi o responsável pela criação do cenário do Xou da Xuxa em 1986 e também pela revista da apresentadora que se tornou uma personagem em quadrinhos. A partir de janeiro de 2007, as publicações passaram a ser distribuídas pela multinacional Panini, que detinha, na data, os direitos das publicações dos super-heróis da Marvel e DC Comics.

Não são só os seus filhos que foram transformados em personagens, Mauricio costuma aparecer nas histórias. A partir de 2008 ele lançou a versão jovem de seus personagens, em formato mangá, os quadrinhos japoneses.
Alguns de seus filhos que viraram personagens passaram a trabalhar com Mauricio. Mônica é responsável pela divisão comercial de alimentos e produtos licenciados, Magali colabora como roteirista e Marina ajuda na criação de novas histórias.
Em 2007 Mauricio de Sousa foi homenageado pela escola de samba Unidos do Peruche com o enredo "Com Mauricio de Sousa a Unidos do Peruche abre alas, abre livros, abre mentes e faz sonhar".
Em 2014 o escritor lançou um livro da Turma da Mônica com temática espírita, "Meu Pequeno Evangelho", inspirado no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, uma das cinco obras básicas do Espiritismo.
A Turma da Mônica é protagonista também de cartilhas educativas, de temas variados.
Academia Paulista de Letras
No dia 13 de maio de 2011, Mauricio tomou posse na Academia Paulista de Letras, ocupando a cadeira 24, que anteriormente era ocupada pelo poeta Geraldo de Camargo Vidigal, tornando-se assim o primeiro quadrinista a ser empossado por esta Academia.
Em 2 de maio de 2016, aos 44 anos, seu filho Mauricio Spada faleceu.

Desenho animado.

Canção.

Entrevista com Mauricio.

Nenhum comentário: