sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

CALYPSO.

Banda Calypso foi formada em Belém do Pará em 1999 pela cantora Joelma Mendes e pelo guitarrista e produtor Cledivan Almeida Farias, mais conhecido como Chimbinha. No início a divulgação do trabalho só se restringia às regiões Norte e Nordeste do Brasil. A banda hoje desfruta de grande sucesso em todo o país e já fez vários shows no exterior com turnês para os Estados Unidos, Europa e África. Gravou até mesmo a versão de uma das suas músicas para um filme de Hollywood.
Mesmo com o preconceito por seu gênero musical e sua origem, a banda tornou-se líder absoluta na vendagem de CDs e DVDs dos anos 2000.
Além do rítmo dançante com letras ingênuas, nada de duplo sentido, o figurino das apresentações sempre foram uma atração a parte da cantora, do guitarrista e dos dançarinos, sensual sim, vulgar não. Joema se vestia de uma forma que lembrava muito a apresentadora Xuxa, num estilo bonequinha e essa combinação resultou num efeito contagiante como não se via a muito tempo. Outra característica que virou sua marca registrada foi o grito "Calypso" que soltava durante suas músicas e a bota com salto muito alto.  Segundo a intérprete, o gritou surgiu num show em que o produtor pediu que não dissesem de onde vinham nem qual era o rítmo, ela desobedeceu e fez questão de identificar a banda durante a apresentação. A sola altíssima das botas era um truque para deixar a cantora mais alta, já que sua estatura é baixa, mas mesmo sem os saltos, Joelma brilhava de qualquer forma.
O começo da banda foi difícil, pois mesmo com muitos contatos não havia quem quisesse lançar o trabalho e depois de tantas tentativas em vão, tiveram a sorte de uma parceria que possibilitou a venda de 1000 discos apenas para avaliar a vendagem. Em menos de uma semana os discos se esgotaram. Por fim, a banda conseguiu vender mais de 500 mil cópias de seu primeiro disco.
Hoje é a banda representa os artistas mais bem sucedidos de forma independente, produzem e vendem seus projetos por conta própria sem parceria com grandes gravadoras ou produtoras.
Mesmo com o sucesso dos discos a banda não era inteiramente conhecida e necessitava de oportunidades. Uma das dificuldades que perturbou a Calypso até que o sucesso se consolidasse foi o fato de que muitos outros cantores se aproveitavam da fama da Banda  para lançar-se em shows de forma fajuta.
Vieram para são Paulo e foram pedir ajuda na divulgação à Gilberto Barros, mais conhecido como Leão, pois em seu programa tinham muitos convidados de musica regional. Com o pedido atendido, a banda se apresenta em 2002 no Sabadaço com Dançando Calypso e a partir daí foram muitas vezes ao programa, tendo presença sempre. Fizeram uma grande amizade com Gilberto que não negava ser fã da banda e demonstrava afeto em plena rede nacional.
Após o sucesso do disco ao vivo a banda entrou em estúdio para gravar seu terceiro álbum, as músicas que tiveram mais destaque entre as coletâneas onde se reuniam diversas bandas foram as baladas românticas, mas os hits dançantes tiveram grande importância para destacar o estilo do grupo.
Granvando DVD's de shows ao vivo e mesmo com Joelma grávida, a banda não parou momento algum e aproveitou cada oportunidade que teve. Depois que o filho da cantora e de Chimbinha nasceu eles voltaram a marcar presença em todos os programas de auditório da TV com garantia de audiência onde se apresentavam.
Desde 1999 quando se formou, a banda acumula vários discos de estúdio, ao vivo e DVD's dos shows que realizaram pelo país. Hoje não aparecem com tanta frequência na mídia por opção própria. Joelma e Chimbinha resolveram poupar um pouco a imagem que já estava ficando desgastada pelo excesso de exposição.

ISSO É CALYPSO.

NESSA BALADA.

ARREPIOU.

Nenhum comentário: