Edison Arantes do Nascimento, o Pelé, nasceu no dia 21 de outubro de 1940 em Três Corações, Minas Gerais.
É reconhecido entre especialistas de futebol e ex-jogadores como o maior futebolista da história.
Em 1999, foi eleito o Futebolista do Século pela International Federation of Football History and Statistics Em 1981 já havia recebido o título de Atleta do Século de todos os esportes.
Em sua carreira marcou 1281 gols em 1363 partidas, número que fez dele o maior artilheiro da história.
Sua comemoração após cada gol marcado era um salto e um soco no ar.
Também é conhecido pelo seu apoio a políticas para melhorar as condições sociais dos menos favorecidos, dedicou seu milésimo gol às crianças pobres brasileiras.
Pelé começou a jogar pelo Santos FC aos 15 anos, pela Seleção Nacional aos 16 e venceu sua primeira Copa do Mundo FIFa em 1958, aos 17 anos, quando recebeu o título de Rei do Futebol pelos franceses.
Depois de Pelé, a camisa 10 passou a ser vestida pelo melhor jogador do time, tanto no Brasil quanto no exterior.
Pelé se despediu como jogador do Santos em 1974 (vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta) e do New York Cosmos em 1977. Desde sua aposentadoria tornou-se um embaixador mundial do futebol, teve algumas passagens pelas artes cênicas e empreendimentos comerciais. Gravou filmes, 18 no total inclusive com Os Trapalhões, desses 10 foram documentários e, ainda, fez uma participação no compacto "Tabelinha" com Elis Regina em 1969.
Na década de 1980 namorou a então modelo Xuxa e foi considerado o principal responsável pela sua projeção inicial na mídia.
Foi ministro dos Esportes do Brasil de 1995 a 1998.
GOLS INCRÍVEIS.
COMERCIAL COM GISELE BUNDCHEN.
FILME DOS TRAPALHÕES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário